Desde o dia 1º de abril quando o governo Federal publicou o
Decreto nº 10.305 zerando as alíquotas principal e adicional do Imposto sobre Operações Financeiras (IOF) por um prazo de 90 dias (encerrado neste dia 03/07), a procura pela concessão de novos empréstimos junto as agências do Sicoob Crediauc aumentou consideravelmente.
Com a prorrogação na isenção do tributo por mais 60 dias (3/7 a 2/10) anunciada em 2 de julho pelo governo, a expectativa é que a procura seja ainda maior, pois os efeitos negativos provocados na economia pela pandemia do Covid-19 ainda ressoam de forma preocupante, dando sinais tímidos na recuperação que se espera.
O diretor de Operações da Cooperativa, Giovanir Dendena, disse que a decisão do governo foi acertada, especialmente para aqueles que encontram na medida uma oportunidade para equilibrar as suas contas. A prorrogação na isenção da taxa vai estimular o investimento, o capital de giro e todas as demais atividades que são influenciadas pelo crédito, o que corrobora de forma muito positiva para a retomada do desenvolvimento, avalia.
O presidente do Sicoob Crediauc, Paulo Camillo, vai na mesma linha do seu diretor e afirma que o governo foi muito feliz em postergar o benefício da isenção no imposto. A atitude do governo vai de certa forma, minimizar os problemas enfrentados e dar um fôlego a mais para que empresas e pessoas físicas ganhem tempo para retomar a normalidade de seus negócios, analisa.
Camillo afirma ainda que a Cooperativa está preparada para atender as demandas que surgirem no período. Nós, enquanto instituição financeira, estaremos à disposição do cooperado com nossas linhas de crédito próprias e com condições muito acessíveis. Nossa equipe, apesar de reduzida em função de boa parte se enquadrar no perfil dos grupos de risco e do trabalho em home office, continua mantendo a agilidade na análise, aprovação e liberação de crédito e, desta forma, cumprindo com o compromisso de prover recursos de forma mais democrática e acessível a comunidade, finaliza.
O cooperado que desejar mais detalhes sobre as possibilidades oferecidas pela Cooperativa, deve procurar a agência com a qual se relaciona e conversar com o seu gerente de conta.
Para acessar o decreto de prorrogação na isenção da taxa IOF, clique:
http://www.in.gov.br/en/web/dou/-/decreto-n-10.414-de-2-de-julho-de-2020-264918131
(
Fonte: Assessoria de Comunicação Sicoob Crediauc)