O Sicoob Credisulca iniciou em novembro mais uma edição do projeto educacional A Turminha do Sulca, que surgiu há quatro anos com a primeira edição da revistinha que leva o mesmo nome do projeto, que promove a sustentabilidade e a educação financeira nas escolas. Cerca de 12 mil crianças da região já participaram do projeto, que busca auxiliar a formação e possibilitar o conhecimento de noções básicas inerentes à administração racional de finanças, e estimular o hábito de poupar, investir, analisar, comparar e evitar a realização de maus negócios.
Em 2014, é a segunda edição do projeto. Em março, a Companhia de Teatro Las Brujas, de Porto Alegre, realizou a apresentação de espetáculo, com as atrizes Diana Manenti e Lolita Goldschmidt.
Na segunda edição de 2014, que começou no dia 3 de novembro e seguiu até o dia 3 de dezembro, o Teatro Biriba realizou apresentações baseadas nas revistas em quadrinhos do Sicoob Credisulca, idealizadas por Eveline Marcon Francisco Dagostin.
O espetáculo tratou sobre educação financeira, cooperativismo de crédito, meio ambiente e sustentabilidade e atendeu, do início até sua última apresentação, 12 mil crianças do 1º ao 6º ano, com idades entre seis e 12 anos, das cidades catarinenses de Turvo, São João do Sul, Timbé do Sul, Meleiro, Morro Grande, Nova Veneza, Arroio do Silva, Passo de Torres, Araranguá, Urussanga, Santa Luzia e Cocal do Sul. A intenção é mostrar para as crianças a importância de poupar, de planejar, falar um pouco de sustentabilidade e meio ambiente, e, principalmente, em como e importante a união e a cooperação. Esse projeto traz as histórias das revistinhas para a realidade, disse Eveline.
TurvoO primeiro espetáculo ocorreu em Turvo, para 1.400 crianças, e foi aberto pelo presidente do Sicoob Credisulca, Romanim Dagostin. Estiveram prestigiando o evento o prefeito em exercício do município de Turvo, Tiago Zilli, o secretário de Educação do município, Jair Toreti, o conselheiro da cooperativa, João Júnior Colodel, os diretores Antonio Arcaro e Eveline Dagostin e o advogado da cooperativa Delei Bressanini.
As crianças se divertiram durante 50 minutos com o palhaço Biriba e os atores de seu grupo teatral. Depois, saborearam um lanche servido pelo Sicoob Credisulca e levaram brindes da cooperativa para casa.
O secretário de Educação Jair Toreti, parabenizou toda a equipe do projeto e disse que nas escolas da rede pública não existe uma disciplina sobre educação financeira e a Credisulca vem preencher essa lacuna.
O prefeito em exercício de Turvo, que também acompanhou a apresentação, lembrou de quando era criança e de como começou a poupar. Só tenho que parabenizar o Sicoob Credisulca pela iniciativa. Lembro-me de quando ganhei um cofrinho, do incentivo que foi para começar a poupar. É um projeto que investe na educação de nossas crianças, afirmou.
São João do Sul
Em São João do Sul, 800 alunos de escolas e centros de educação infantis do município assistiram a peça estrelada pelo grupo de Teatro Biriba, lancharam e receberam kits do Sicoob Credisulca no final das apresentações. O prefeito, vice-prefeito, a secretária de Educação do município e o gerente da agência de São João do Sul, Valério dos Santos Bauer, também assistiram o espetáculo.
Timbé do Sul
No município de Timbé do Sul, 600 alunos de escolas do município assistiram à peça. A secretária de Educação do município e a gerente da agência de Timbé do Sul, Simone Brovedan Biff, também assistiram a apresentação.
Meleiro e Morro Grande
Em Meleiro e Morro Grande, cidade vizinhas, 600 crianças foram atendidas pelo projeto educacional do Sicoob Credisulca. A secretária de Educação de Morro Grande, Aline Coral, o prefeito Valdenir Rocha, a gerente da agência no município, Hérica Camilo Raldi Búrigo, além do secretário de Educação de Meleiro, Jairo Canela e a gerente da agência de Meleiro, Edneia Buzanelo, participaram das atividades.
Nova Veneza
Setecentos alunos assistiram o espetáculo Biriba e A Turminha do Sulcano município de Nova Veneza. Além dos professores e alunos, o evento foi prestigiado pelo prefeito de Nova Veneza, Evandro Gava, pela secretária de Educação, Carmem Laiz Malgareze, pelo superintendente de Gestão Estratégica do Bancoob/Brasília, Cláudio Halley, pelos conselheiros do Sicoob Credisulca, Aislan Tiscoski Corneo, Cesar Augusto Mondardo e Osvaldo Hulse Neto, e pelo gerente da agência de Nova Veneza, Andre Neiz Toretti.
Arroio do Silva
O projeto realizado pelo Sicoob Credisulca beneficiou 800 alunos de Balneário Arroio do Silva. O espetáculo foi prestigiado pelo prefeito do município, Evandro Scaini, pela secretária de Educação, Silvia Machado Ghelere e pela gerente da agência de Balneário Arroio do Silva, Juliana Machado Berto.
Passo de Torres
Seiscentos alunos do município de Passo de Torres assistiram ao espetáculo, que também foi prestigiado pelo secretário de Educação do município, Adilson Moacir Martins, e pelo gerente da agência local, Sandro Scandolara Maurício.
Araranguá
No município de Araranguá, 1 mil alunos participaram do projeto de educação financeira e sustentável do Sicoob Credisulca, assistiram à peça teatral e receberam kits, brindes e lanche. Além dos professores e alunos, o espetáculo foi prestigiado pela gerente Regional de Educação da SDR de Araranguá, Celina Hobold da Rosa, pela editora da revista Gestão Cooperativa, Lydia Costa, pelo conselheiro do Sicoob Credisulca, Luiz Cornélio Pacheco Francisco, pelo diretor Executivo Antonio Arcaro e pela gerente das agências de Araranguá, Graceline Pescador Savi.
Urussanga
Em Urussanga, 700 estudantes aprenderam e se divertiram com o espetáculo Biriba e a Turminha do Sulca. O gerente da agência do município, Edson Alves Santana, o pároco da cidade, Jiovani Manique Barreto e a secretária de Educação, Brígida Mariot, prestigiaram o evento.
Criciúma - bairro Santa Luzia
Oitocentas crianças assistiram a peça em Criciúma e puderam aprender sobre cooperativismo, sustentabilidade e educação financeira, além de ganharem lanche e kits com brindes preparados especialmente para elas pelo Sicoob Credisulca. O gerente da agência, Paulo Roberto Bergmamann e a secretária de Educação de Criciúma, Rose Reynaud, também participaram do evento.
Siderópolis
No município de Siderópolis, 800 alunos participaram do projeto e assistiram o espetáculo. Além dos professores e alunos o espetáculo foi prestigiado pela secretária de Educação do município, Rosângela Rossa de Souza, pelo prefeito em exercício, Roni Remor, pela gerente da agência de Siderópolis, Graziela Pacheco da Silva, e pelo conselheiro do Sicoob Credisulca, Aislan Tiscoski Corneo.
Cocal do Sul
A última apresentação ocorreu em Cocal do Sul, onde 900 crianças assistiram à peça Biriba e a Turminha do Sulcae participaram das atividades programadas especialmente para elas. A coordenadora de Educação do município, Ana Paula Cechinel, o prefeito Ademir Magagnin, a vice-prefeita Cirlene Gonçalves Scarpato e o gerente da agência de Cocal do Sul, Ricardo Guetner Moro, prestigiaram o evento.
O projeto também atendeu crianças especiais entregando kits e trazendo muita alegria a todos.
O presidente da cooperativa, Romanim Dagostin e a consultora de Desenvolvimento Organizacional, Eveline Dagostin, acompanharam todos os espetáculos do primeiro ao último dia de realização do projeto.