Você está em: Histórico de Notícias


25/09/18

Sicoob oferece crédito sustentável


Três programas oferecem crédito para toda a estrutura necessária para a instalação de sistema de geração de energia

O Sicoob SC/RS possui, desde o ano passado, convênio operacional com várias empresas especializadas em energia solar e oferece aos associados das cooperativas uma linha de crédito para financiar a instalação dessa fonte de energia limpa. A ampliação do portfólio de produtos e serviços, prevista no Planejamento Estratégico do Sicoob SC/RS 2016-2018, visa oferecer aos associados o máximo de opções para a viabilização de suas demandas, informa o subgerente de Agronegócios da Central SC/RS, Rodinei Munaretto.

Três programas oferecem crédito para toda a estrutura necessária para a instalação de sistema de geração de energia. Pelo Pronaf Eco (produtores rurais PF e PJ), a taxa é de 2,5% e prazo de até 10 anos. Pelo Pronamp, a taxa sobe para 6% e o prazo diminui para oito anos. Já pelo Inovagro, a taxa é de 6% e o prazo de até 10 anos.

Pelo programa ABC, a taxa é de 6% e o prazo de 10 anos. Neste caso, os recursos são para toda a estrutura necessária para a instalação do sistema de geração de energia limitado a 40% do valor do financiamento, e deve estar diretamente ligado aos objetivos do programa (justificados em projeto técnico). Pelo programa Moderagro, a taxa sobe para 7% e o prazo se mantém em 10 anos. Finalmente, pelo Finame Energia Renovável, a taxa é variável (TLP + 1,05% + DC) e o prazo de 10 anos para financiar sistema de geração de energia credenciados no CFI do Finame. E, neste caso, beneficia não somente produtores rurais, mas qualquer Pessoa Física ou Pessoa Jurídica.

Os convênios assinados com as empresas têm por objetivo o desenvolvimento de ações conjuntas, a fim de obter recursos financeiros, mediante financiamentos de longo prazo, para atendimento da demanda de crédito, explicou o supervisor de Desenvolvimento de Produtos do Sicoob Central SC/RS, Juliano Oliveira Fernandes.

Os encargos financeiros são entre 1,20% a 1,70% ao mês, podendo ser somente juros ou também indexados em CDI, com prazos máximos de 84 meses, conforme deliberação do Conselho de Administração do Sicoob Central SC/RS.

Apesar do imenso potencial, o Brasil ainda tem uma política energética muito tímida nesse setor. O País tem um potencial de cerca de 28.500 GW. Para ter uma ideia do que isso significa, o potencial hídrico do Brasil é de 172 GW e o eólico, de 440 GW. Novos avanços tecnológicos têm barateado o custo da produção de energia solar o que a torna cada vez mais atraente aos consumidores, podendo ser usada de modo direto em residências para aquecer a água do chuveiro e torneiras, ambientes e até mesmo ser utilizada para a geração de energia elétrica. A energia solar tem tudo para ser a energia do futuro, pois a Terra recebe do Sol uma quantidade 10 mil vezes maior de energia do que a necessária para a população mundial em um ano.

Outra fonte de crédito para ações de sustentabilidade pode ser obtida para projetos de florestamento e reflorestamento. Garante todos os itens relacionados à implantação, desde o cultivo das mudas até a manutenção das florestas.  Pelo Pronaf Eco, a taxa é de 4,6% e o prazo é de até 12 anos. No Pronaf Mais Alimentos, a taxa também é de 4,6% e o prazo cai para até 10 anos. No Pronamp a taxa é de 6% e o prazo até oito anos, enquanto no ABC Florestas a taxa é de 6% e o prazo de até 12 anos.





Fonte: Sicoob Central SC/RS Assessoria de Imprensa. Foto José Cruz/Arquivo/Agência Brasil.

Voltar ao Site