Você está em: Histórico de Notícias


23/09/14

Sicoob São Miguel investe no valor da cooperação


Estudantes que integram o Programa Cooperjovem no Oeste de Santa Catarina, participaram em Palmitos da Oficina de teatro preparatória para alunos. A iniciativa é promovida pelo Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo (Sescoop/SC), em parceria com a Cooper A1, Sicoob São Miguel e Copérdia. Com seis horas de duração, a atividade teve por objetivo preparar os alunos para a apresentação dos esquetes teatrais na I Mostra de Teatro do Programa Cooperjovem/SC, nos dias 18 e 19 de setembro, no Sesc Cacupé, em Florianópolis.

Os instrutores da JC Oliveira Escola de Artes, empresa contratada pelo Sescoop/SC para desenvolver o projeto de teatro em 2014, explicaram que a proposta busca aperfeiçoar, nos participantes, a liderança social, comunicação, permanente motivação, as relações e o trabalho em equipe. As atividades permitem que os alunos vivenciem conteúdos necessários ao autoconhecimento e autoconsciência, adquirindo condições para administrar os ensinamentos referentes à Mostra de teatro, explicou Carmem Machado.

Sicoob São Miguel

Em São Miguel do Oeste, um grupo de oito alunos do 5º ano da Escola Municipal Amália Daltoé Agostini, estão engajados e animados para participar da Mostra. O trabalho está sendo coordenado pela professora de Artes, Cristiane Moraes, que desenvolve as atividades do Cooper Jovem com alunos de 6 a 11 anos, com o apoio de outras quatro professoras que integram o programa. Cristiane destaca que a parceria entre a escola e o Sicoob tem sido fundamental nesses quatro anos de atividades. O Sicoob São Miguel apoia financeiramente e investe nas formações de professores, nos materiais necessários para a execução de atividades que visam a cooperação e no acompanhamento ao desenvolvimento das crianças, afirmou.

Nas últimas semanas os ensaios para a participação na Mostra foram intensificados. O grupo do 5º ano matutino irá apresentar a peça A escola de Júnior. A proposta alia uma apresentação teatral com coreografia para contar a história de um menino que descobre o valor da cooperação na sua vida e, principalmente, no seu ambiente escolar. O personagem é representado por Cauã Júnior Stamm, 11 anos, que não esconde a satisfação de viajar para Florianópolis com os colegas e ressalta que o programa Cooper Jovem tem proporcionado muitas descobertas e aprendizados na escola. A gente aprende a ajudar as pessoas e, acima de tudo, a respeitá-las como elas são, disse o aluno.

O Cooper Jovem

No Estado de Santa Catarina, o programa Cooper Jovem é realizado em escolas da rede de ensino público com o apoio das Secretarias Municipais e/ou Gerências Regionais de Educação. Atende a professores e alunos de todo o ensino fundamental, com a intenção de disseminar os ideais cooperativistas por meio de ações participativas e cooperativas. Nossa expectativa, além de fazer uma boa apresentação é de ver as crianças realizadas e sendo valorizadas, por estarem se apresentando em um evento estadual, depois de um trabalho que vem sendo desenvolvido desde 2013, disse Cristiane Moraes.





Fonte: Sicoob São Miguel Assessoria de Comunicação.

Voltar ao Site