Cooperativa valoriza o esforço dos organizadores em manter viva a tradição e os costumes dos colonizadores
Com a expressão vamos fazer Filó, integrantes da associação italiana de Lindoia do Sul (SC), realizaram mais uma edição desta que é uma das mais importantes e tradicionais manifestações da cultura e do folclore italiano na região. O evento foi realizado no dia 5 de março, na comunidade de Linha Joana Baixa, interior do município.
Reconhecido desde 4 de dezembro de 2019, por meio de decreto estadual, como a Capital Catarinense do Filó, Lindoia do Sul vem atraindo o interesse de pessoas de várias partes do estado e até fora dele, o que acaba fomentando o turismo a cada encontro realizado.
A palavra filó tem origem no trabalho artesanal de fiação que as mulheres faziam, nas longas noites de inverno (sobretudo na Itália). Os vizinhos se reuniam na casa de uma família e teciam, ao mesmo tempo em que repartiam a comida, economizavam energia, rezavam, conversavam, contavam casos, cantavam e reforçavam os laços de solidariedade.
Com intuito de valorizar o esforço dos organizadores em manter viva a tradição e os costumes que remetem à cultura trazida pelos colonizadores, o Sicoob Crediauc, que mantém uma de suas agências na cidade, participou em mais um ano como patrocinador master. O presidente da cooperativa, Paulo Renato Camillo, disse que o Filó tem grande penetração e representatividade junto aos nossos cooperados que, em grande parte, são pessoas descendentes dos italianos que desbravaram a região, e é fundamental estarmos inseridos nesse resgate histórico, afirmou.
Camillo ressalta, ainda, que a política de sustentabilidade do Sicoob Crediauc procura incentivar atividades que tenham relação direta com os interesses daqueles que formam o quadro social da instituição. O que for bom para o nosso cooperado será bom para a cooperativa e terá sempre o nosso aval, completou.
No dicionário, o mais comum é encontrar filó como sinônimo de tecido. Mas em Lindoia do Sul, os descendentes de imigrantes italianos preferem chamar de filó uma tradição antiga, que, se depender da determinação de seus mantenedores, jamais irá desaparecer.