Gestão Estratégica de Pessoas preparou várias ações para promover uma reflexão sobre ética
O Sicoob Central SC/RS, por intermédio do setor de Gestão Estratégica de Pessoas, promoveu de 17 a 21 de agosto, a Semana da Ética. O objetivo é fomentar junto aos funcionários um espaço de conhecimento e reflexões, com uma atitude ativa em relação ao tema. O Sicoob possui um Guia de Ética, mas ele não pode ser um instrumento apenas de consulta, é preciso que essa reflexão seja parte constitutiva das ações e atitudes de todos, seja na vida pessoal, seja na profissional, disse o presidente do Sicoob Central SC/RS, Rui Schneider da Silva. Durante a Semana da Ética, os funcionários participaram de quizsobre o tema e assistiram a vários vídeos. O Sicoob também adquiriu quatro livros sobre ética para compor o acervo da biblioteca da Central SC/RS, que está à disposição dos funcionários. A Gestão Estratégica de Pessoas vai reunir todas as apresentações, peças, conceitos de criação, ações, contatos com fornecedores e sugerir às cooperativas que também desenvolvam uma Semana da Ética junto a seus funcionários. A Gestão Estratégica de Pessoas encaminhou aos funcionários a programação por via virtual e também impressa em um papel semente que, se plantado, germinarão margaridas. Com a Semana da Ética estamos plantando uma semente, esta é a ideia que norteou toda a programação, afirmou a diretora Administrativa, Elisete Cavalieri. Palestra No dia 18 de agosto, a especialista Rosemeri Vendrami, com sólida experiência em consultoria para Ética Empresarial e Desenvolvimento de Lideranças, em empresas nacionais e multinacionais, proferiu uma palestra (live) para os funcionários da Central, sobre Ética e Conduta no Sicoob. Coordenada por Leandro Paganelli Marinho, da Gestão Estratégica de Pessoas, a transmissão ao vivo teve abertura do presidente Rui Schneider da Silva e encerramento com a diretora Administrativa, Elisete Cavalieri. A conduta profissional dos integrantes do Sicoob está referendada em valores como a transparência, comprometimento, respeito, ética, solidariedade, cooperação e responsabilidade, esclareceu Rui Schneider da Silva. Para Leandro Marinho, ética é como uma semente, você precisa de uma base, um solo bom e fértil, mas somente com cuidados diários, flores vão germinar. Rosemeri Vendrami elogiou a iniciativa do Sicoob e disse que quando a empresa investe na disseminação dos padrões éticos junto aos seus funcionários, desencadeia-se um processo de transparência e credibilidade em toda a organização, gerando um melhor diálogo e promovendo o amadurecimento das relações. Explicou que o Código de Ética da empresa é um instrumento de realização do propósito, missão, visão e princípios, que orienta as ações e explicita a postura social a todos com quem o Sicoob mantém relações. Por meio dos princípios ou valores presentes na cultura da cooperativa, reforça-se o que se pretende estimular ou eliminar, afirmou. Para a palestrante, o clima ético define os valores e comportamentos esperados em uma organização. Quando esta não declara abertamente o comportamento ético esperado dos seus funcionários, estes correm o risco de trazer para as suas decisões os seus valores pessoais e não os da organização. Rosemeri Vendrami alertou, por fim, que a imposição de códigos de ética ou de conduta, por si, não garantem que as empresas sejam éticas. Isso só se consegue se as pessoas que as integram forem íntegras, isto é, possuidoras de virtudes morais. Por isso, para conseguir sucesso na implantação de um código de ética, é necessário desencadear um conjunto de ações concretas, relacionadas ao mais difícil de todos os terrenos: o comportamento das pessoas, concluiu.