Você está em: Histórico de Notícias


09/07/18

Papel do cooperativismo


Rui Schneider da Silva publica artigo no Dia Internacional do Cooperativismo: "Sociedades sustentáveis através da cooperação"

O presidente do Sicoob Central SC/RS, Rui Schneider da Silva, publicou artigo no jornal Notícias do Dia do último sábado, 7 de julho, sobre o Dia Internacional do Cooperativismo. Confira.

Cooperativas de cerca de 100 países, lideradas pela Aliança Cooperativa Internacional, vão comemorar neste 7 de julho o Dia Internacional do Cooperativismo (sempre no primeiro sábado do mês). O tema das celebrações, este ano, é: Sociedades sustentáveis através da cooperação, com o entendimento de que quando cada um entende o valor da cooperação, todo mundo se sente em casa.

As organizações cooperativas demonstram, no dia a dia, que é possível crescer com democracia, equidade e justiça social e, por isso, assumiram com a ONU o compromisso de realizar esforços para alcançar os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável.

Em menos de 200 anos o cooperativismo se transformou num movimento que, com mais de 1 bilhão de cooperados, transforma realidades em milhares de comunidades ao redor do planeta. Segundo dados da ONU, no mundo, uma a cada sete pessoas é associada a uma  cooperativa, gerando mais empregos do que todas as empresas multinacionais. As 300 maiores cooperativas do mundo administram, juntas, cerca de US$ 2,5 trilhões em ativos.

No Brasil, existem quase 7 mil cooperativas, nos mais diferentes setores da economia, com mais de 13 milhões de cooperados e 350 mil empregados.

Somos um movimento internacional que tem os mesmos valores e princípios, e que já nasceu com compromissos de justiça social e sustentabilidade ambiental. O interesse pela comunidade é o sétimo dos princípios orientadores do cooperativismo e, por isso, seus valores e estruturas de governança são baseados em relações que buscam a geração de renda, empregos e qualidade de vida nos locais em que atuam.

Por sua própria natureza, as cooperativas desempenham um triplo papel, assim destacado pela Aliança Cooperativa Internacional: como atores econômicos, criam oportunidades de emprego, meios de subsistência e geração de rendimento; como empresas centradas nas pessoas, contribuem para a igualdade e justiça social; e como instituições democráticas, são controladas por seus associados, desempenhando um papel de liderança na sociedade e nas comunidades locais.

Link: https://ndonline.com.br/florianopolis/opiniao/artigo/papel-do-cooperativismo





Fonte: Sicoob Central SC/RS Assessoria de Imprensa e Notícias do Dia.

Voltar ao Site