Você está em: Histórico de Notícias


22/10/14

O impacto positivo das cooperativas de crédito


O presidente do Sicoob Central SC/RS publicou no Dia Internacional do Cooperativismo de Crédito (16 de outubro), um artigo no jornal Diário Catarinense, onde fez uma apresentação do cooperativismo no mundo, no Brasil e em Santa Catarina. Com o título O impacto positivo das cooperativas, Rui mostrou dados que comprovam a liderança do Sicoob no Brasil e em solo catarinense. Confira, na íntegra.

O mundo comemora hoje (16), o Dia Internacional do Cooperativismo de Crédito, com o tema Serviço local. Bem global, que enfatiza o impacto positivo das cooperativas de crédito nas comunidades onde atuam e em todo o planeta. São 57 mil cooperativas do Ramo Crédito, em 103 países, com 208 milhões de cooperados.

O Brasil possui 1.154 cooperativas de crédito, com mais de 7 milhões de associados. O sistema administra R$ 185 bilhões, tem 4.959 pontos de atendimento no país e gera mais de 45 mil empregos.

Santa Catarina possui o maior percentual de pontos de atendimento cooperativo do Brasil, com 40% das 1.480 agências de todas as instituições financeiras no Estado (19,9% pertencem ao Sicoob Sistema de Cooperativas de Crédito do Brasil).

As instituições financeiras cooperativas oferecem os mesmos produtos e serviços de um banco, com vantagens para os associados que são, ao mesmo tempo, clientes e donos do negócio. Todos os anos, o resultado alcançado é dividido com aqueles que participam do sistema.

O Sicoob é o maior sistema financeiro cooperativo do país, com mais de 2,8 milhões de associados, 2.235 pontos de atendimento distribuídos em 25 estados e no Distrito Federal. Possui 509 cooperativas e administra R$ 49 bilhões em recursos dos cooperados. Em Santa Catarina, o Sicoob está presente em 76% dos municípios.

Entre outras vantagens, o associado de uma cooperativa de crédito pode participar da administração, tem atendimento personalizado e de qualidade, oferece a mesma garantia dos bancos, atende pessoas físicas e jurídicas, tem fiscalização do Banco Central, taxas mais acessíveis e contribui para o desenvolvimento dos municípios onde atua.

No estado catarinense, o Sicoob é responsável por 22,7% de toda a movimentação do sistema financeiro e é também o segundo maior financiador da produção agrícola. Razões para se orgulhar neste Dia Internacional do Cooperativismo de Crédito. E continuar trabalhando.





Fonte: Sicoob Central SC/RS Assessoria de Imprensa.


Voltar ao Site