Você está em: Histórico de Notícias


30/12/16

Cooperar, o melhor negócio


 Rui Schneider da Silva: Com ou sem crise, o cooperativismo de crédito é o modelo socioeconômico mais justo de fazer negócios financeiros

O presidente do Sicoob Central SC/RS, Rui Schneider da Silva, publicou o artigo "Cooperar, o melhor negócio, no Diário Catarinense de 28 de dezembro, data em que se comemora o Dia Nacional do Cooperativismo de Crédito. Confira, a seguir.

Cada vez mais catarinenses, gaúchos e brasileiros têm compreendido que se associar a uma cooperativa de crédito é um ótimo negócio. Afinal, o associado é mais do que um cliente, é dono do negócio. E como as cooperativas não visam lucro, todo o resultado retorna para o associado, após cumprir o estabelecido no estatuto.

É por isso que, em todo o mundo, mais de 200 milhões de pessoas são associadas a 57 mil cooperativas de crédito em mais de 100 países de cinco continentes. No Brasil, as cooperativas de crédito crescem mais do que a média nacional das principais instituições financeiras.

Elas oferecem produtos e serviços como conta corrente, aplicações, poupança, cartões de crédito, empréstimos, seguros, consórcios e previdência entre outros com taxas e juros menores em relação à média do mercado financeiro. Todos os recursos das cooperativas de crédito permanecem nos locais em que atuam, o que contribui para o desenvolvimento das comunidades, das empresas, das instituições e dos cidadãos, gerando mais emprego e qualidade de vida.

Com caixas eletrônicos e aplicativos que permitem o acesso a várias transações pela internet, de onde o associado estiver, as cooperativas garantem um atendimento com agilidade e qualidade.

O Sicoob é líder no segmento no Brasil, onde está presente em todos os estados e no Distrito Federal, com mais de 2 mil pontos de atendimento e 3,5 milhões de associados. Em Santa Catarina, o Sicoob possui agências em 83% dos municípios e começa a expandir a sua área de atuação também para o Rio Grande do Sul. No estado catarinense, o Sicoob é a segunda instituição financeira com o maior número de agências, atrás apenas do Banco do Brasil, e é também o segundo maior financiador da produção agrícola.

Por isso e muito mais, vale a pena comemorar o Dia Nacional do Cooperativismo de Crédito. A data, 28 de dezembro, celebra a fundação da primeira cooperativa de crédito do Brasil, em Nova Petrópolis (RS), em 1902.

Com ou sem crise, o cooperativismo de crédito é o modelo socioeconômico mais justo de fazer negócios financeiros.





Fonte: Sicoob Central SC/RS - Assessoria de Imprensa.

Voltar ao Site