O Instituto Sicoob lançou no dia 3 de agosto o Edital Cooperação para o Desenvolvimento 2020, para selecionar até as 23h59 do próximo dia 5 de outubro (horário de Brasília), propostas indicadas pelas cooperativas do Sicoob e aprovadas pela Lei de Incentivo à Cultura, pela Lei de Incentivo ao Desporto ou pela Lei de Apoio à Atenção Oncológica e à Pessoa com Deficiência.
Para o supervisor do Instituto Sicoob SC/RS, Juliano Fernandes, o Edital Cooperação para o Desenvolvimento é um programa de patrocínio integral ou parcial de projetos da comunidade inscritos e aprovados pelos Ministérios da Cultura, Esporte ou da Saúde e que estejam aptos para captação de recursos. Os recursos são do Bancoob e o Instituto e as cooperativas entram como mediadores no processo junto aos proponentes e instituições interessadas.
Desde a sua criação, em 2004, o Instituto Sicoob para o Desenvolvimento Sustentável atua formulando, compartilhando e disseminando metodologias sociais. Integrante do Sistema de Cooperativas de Crédito do Brasil (Sicoob),
trabalha em colaboração com as cooperativas centrais, as cooperativas singulares e o Centro Cooperativo Sicoob mobilizando a participação de colaboradores e dirigentes como voluntários.
Assim, incentiva a atuação de agentes transformadores junto às comunidades, o compartilhamento de valores e princípios do cooperativismo, promovendo o empreendedorismo, a cidadania financeira e o desenvolvimento sustentável local.
O Instituto Sicoob desempenha programas e projetos em três eixos de atuação: Cooperativismo e Empreendedorismo, Desenvolvimento Sustentável e Cidadania Financeira. Os projetos devem atender às seguintes condicionantes: projetos culturais aprovados pela Secretaria Especial da Cultura, instituidora do Programa Nacional de Apoio à Cultura (Pronac), que estejam desenvolvendo atividades de captação de recursos para sua implementação; ou projetos desportivos e paradesportivos aprovados pela Secretaria Especial do Esporte, que estejam desenvolvendo atividades de captação de recursos para sua implementação; ou ainda projetos, ações e serviços de apoio à saúde, previamente aprovados pelo Ministério da Saúde, desenvolvidos por entidades que estejam credenciadas no âmbito do Programa Nacional de Apoio à Atenção Oncológica (Pronon) e do Programa Nacional de Apoio à Atenção da Pessoa com Deficiência (Pronas/PCD).
Poderão participar do Edital, desde que relacionado a uma cooperativa singular ou central do Sistema Sicoob: 1) pessoas físicas com atuação na área cultural ou desportiva; 2) pessoas jurídicas públicas de natureza cultural ou desportiva; 3) pessoas jurídicas privadas de natureza cultural ou desportiva, com ou sem fins lucrativos.
As propostas advindas de cooperativas singulares deverão, necessariamente, ser encaminhadas com parecer da alta administração de sua cooperativa Central, que demonstre o preenchimento dos requisitos do Edital e atendam aos objetivos do Sicoob na respectiva jurisdição, presente, especialmente, o 7º Princípio do Cooperativismo (Interesse pela Comunidade).
Para saber mais detalhes, leia atentamente o edital completo, clicando aqui:
https://impactanordeste.com.br/wp-content/uploads/2020/08/Edital-Coopera%C3%A7%C3%A3o-para-o-Desenvolvimento-001.2020.pdf
Em caso de dúvida, entre em contato com o Instituto Sicoob pelo telefone (61) 3217-7311 ou pelo endereço eletrônico
edital@institutosicoob.org.br.
Fonte: Sicoob Central SC/RS Assessoria de Imprensa (com informações do Instituto Sicoob).