- Colaboradores da cooperativa foram voluntários nos quatro dias da festa da Iansa, que reuniu comidas típicas de vários países, em Franca -
Um grupo de colaboradores do Sicoob 3 Colinas viveu no fim de semana passado, de a 23 de junho, uma importante experiência para exercer o lado social. Treze pessoas da cooperativa foram voluntárias na 6ª Festa das Nações, promovida pela Iansa (Instituição de Apoio Nossa Senhora Aparecida), instituição que atende pessoas em tratamento contra o câncer em Franca.
A participação dos colaboradores no evento reforça a responsabilidade social da cooperativa e está em consonância com um dos seus principais propósitos, que é contribuir positivamente com as comunidades onde está inserida.
O jovem João Victor de Almeida Lopes, de 25 anos, é assistente de controles internos no setor administrativo do Sicoob 3 Colinas e se juntou ao time de voluntários. Por sua participação ativa na festa, o mesmo considerou o evento um sucesso e acredita que se dedicar ao voluntariado fortalece seu desenvolvimento pessoal e de apoio ao próximo, através de instituições como a Iansa.
João costuma ser voluntário em festas da APAE também. “O que me motiva a participar é a vontade de ajudar os outros. Percebo que o trabalho deles é bem estruturado, o que me incentiva a participar sempre que possível”, comentou ele.
A Festa das Nações é um evento tradicional em Franca e reuniu a culinária típica de vários países, além de diversas apresentações culturais, na Praça da Capelinha. O público saboreou comida brasileira (churrasco, arroz no arado, torresmo); italiana (risoto, espaguete, fogazza), americana (hambúrguer), portuguesa (bolinho de bacalhau) e turca (batata recheada).
Os recursos arrecadados serão revertidos para a construção da sede própria da Iansa, que está em fase de acabamento e permitirá ampliar o atendimento aos pacientes em tratamento contra o câncer. Atualmente, a casa realiza, mensalmente, cerca de 1.200 atendimentos psicológico e social, sessões de reiki, alimentação, hospedagem, distribuição de fraldas e suplementos alimentares. Também são realizadas na instituição oficinas de artesanato, de peruca e feitos empréstimos de equipamentos hospitalares.
A Instituição de Apoio Nossa Senhora Aparecida foi fundada pela assistente social Eliane Aparecida Bonine, após ela enfrentar a luta contra o câncer de mama. “Acredito que 90% dos nossos trabalhos são feitos por voluntários, temos auxiliar de cozinha, pessoas nos grupos de artesanato e os ajudantes eventuais que participam de promoções como a Festa das Nações. A gratidão é enorme a todos, à cooperativa (Sicoob 3 Colinas), porque sem eles a gente não conseguiria desenvolver o trabalho e nossos eventos com qualidade, amor, respeito e carinho”, comentou Eliane, que estimou a participação de cerca de 150 voluntários nesta Festa. “Somente gratidão a todos por abraçarem a nossa causa e fazerem o Iansa crescer cada vez mais”.