Férias em casal: como organizar o orçamento para uma viagem a dois

Uma viagem a dois pode ser uma experiência incrível e enriquecedora para fortalecer o relacionamento, criando novas memórias e explorando novos lugares juntos. Mas, para que essa experiência seja realmente inesquecível, é fundamental que o casal esteja preparado financeiramente. Um orçamento financeiro bem organizado, feito de forma conjunta e responsável, pode deixar uma viagem a dois muito mais leve. Neste texto, vamos te dar algumas dicas para realizar a viagem dos sonhos sem comprometer as finanças do casal.

 

Comunicação e Planejamento

 

Antes de tudo, é preciso lembrar que uma comunicação sincera é a base de qualquer relacionamento. Conversar abertamente sobre o orçamento disponível para a viagem, sendo honestos sobre seus rendimentos e despesas, ajudará a definir com quanto cada um poderá contribuir para a viagem.

 

Com este orçamento em mente, pesquisem juntos diferentes destinos que tenham interesse em conhecer. Conversem sobre qual época do ano mais se encaixa no perfil e no bolso de vocês, levem em consideração o clima, os preços das passagens aéreas e da hospedagem, eventos que podem estar acontecendo no local durante o período escolhido, atividades que desejam realizar e lugares que querem conhecer.

 

Depois de escolher o destino, elaborem um roteiro detalhado da viagem, incluindo os custos com passagens aéreas, hospedagem, alimentação, passeios, compras e outros gastos extras. Isso ajudará a ter uma visão mais precisa e a se planejar de acordo com os gastos totais e diários da viagem.

 

Se esse planejamento for bem feito e vocês precisarem de uma ajuda financeira no orçamento, talvez seja uma boa ideia iniciar algum investimento juntos, como um Consórcio ou até mesmo uma Linha de Crédito.

 

Gerenciando as Finanças de Forma Cooperativa

 

Existem alguns truques e dicas que um casal pode adotar para controlar os gastos durante a viagem e otimizar ainda mais o orçamento previsto.

 

  • Conta conjunta: abrir uma conta conjunta pode facilitar o gerenciamento das despesas da viagem.

 

  • Limite de gastos diário: estabelecer um limite de gastos diário para cada um ajuda a controlar os gastos e evitar surpresas desagradáveis.

 

  • Controle financeiro: existem diversos aplicativos de controle financeiro que podem ajudar a monitorar os gastos e manter o orçamento sob controle. No próprio Super App Sicoob é possível acessar a opção “Minhas Finanças”, que pode ajudar no acompanhamento diário dos gastos e orçamento.

 

  • Negociem e façam concessões: é normal que cada um tenha suas preferências, por isso é importante negociar e fazer concessões para que ambos fiquem satisfeitos.

 

Acima de tudo, sejam honestos um com o outro. Assim como tudo em um relacionamento, em uma viagem de gastos compartilhados também é importante ser honesto com o parceiro.

 

E se durante o processo de planejamento vocês sentirem a necessidade de aprender a colocar as contas em dia e a lidar melhor com seu dinheiro, o Sicoob possui a plataforma Se Liga Finanças ON, com acesso a cursos gratuitos on-line que ajudam a alcançar sua autonomia e independência financeira, além das Clínicas Financeiras Virtuais, com orientadores financeiros que te auxiliam de forma remota em consultorias individuais e gratuitas sobre assuntos que vão desde negociação de dívidas até orientações sobre investimentos.

 

Se você curtiu essas dicas, continue acompanhando o nosso blog e nossas redes sociais – Instagram, TikTok, Facebook, LinkedIn, Twitter e Threads – para mais informações sobre como cuidar do seu dinheiro, investimentos, educação e independência financeira, além de segurança digital e cooperativismo financeiro.

Inscreva-se em nosso blog

Acesse, em primeira mão, nossos principais posts diretamente em seu email