Sicoob 3 Colinas participa de Seminário sobre ESG no Ciesp Franca

- Evento contou com apresentações sobre a importância do ESG para o futuro econômico, social e ambiental –

 

Maio de 2024 - O Sicoob 3 Colinas esteve presente no Seminário ESG (Ambiental, Social e a Governança), realizado nesta quarta-feira, 15 de maio, pelo Ciesp Franca (Centro das Indústrias do Estado de São Paulo), onde destacou sua abordagem inovadora em sustentabilidade e o papel crucial das cooperativas de crédito.

O diretor operacional do Sicoob 3 Colinas, Marcos Valério Gonçalves de Oliveira, deu início ao evento com uma apresentação elucidativa sobre o papel das cooperativas de crédito e o diferencial da 3 Colinas, que se destaca pela sua abordagem inovadora em práticas de sustentabilidade, definidas por ele como "ESG na veia".

"Nós não apenas mantemos, mas também inovamos com práticas de sustentabilidade, fazendo do ESG não apenas uma estratégia, mas nossa identidade", salientou Marcos Valério.

 

Cooperativismo em foco

Valério traçou um paralelo entre as cooperativas de crédito e as instituições financeiras convencionais, ressaltando que, nas cooperativas, "o cooperado é o dono". Explicou que, ao contrário dos bancos, onde os lucros são “afunilados” para acionistas, nas cooperativas, as sobras são redistribuídas aos cooperados, promovendo uma economia mais inclusiva e igualitária.

Com uma base de 12,7 mil cooperados, o Sicoob 3 Colinas se destaca como exemplo de como as cooperativas podem fortalecer as comunidades onde atuam.

 

Gestão ambidestra

Marcos Valério frisou a importância da gestão ambidestra na cooperativa de crédito, que busca simultaneamente alicerçar a solidez financeira da cooperativa e a satisfação dos cooperados. Enfatizou o compromisso social do Sicoob 3 Colinas, evidenciado por investimentos significativos em ações comunitárias e projetos de responsabilidade social.

Em Franca, por exemplo, o Sicoob 3 Colinas é parceiro da Fundação Allan Kardec, no Projeto Estrelinhas, que oferece atendimento na área de saúde mental para crianças e adolescentes. “É uma iniciativa inédita que deve atender cerca de 20 mil crianças por ano”. Outra entidade que conta com o apoio da 3 Colinas é a Apae (Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais), como uma “Empresa Apaexonada”.

“A beleza do cooperativismo é atuar junto à comunidade onde atua. Não faz sentido nenhum ser lucro por lucro. Sendo assim, é melhor ser banco, porque cooperativa não é para isso”, ressaltou Valério.

Outro ponto levantado pelo diretor é a inclusão financeira proporcionada pelo sistema de cooperativas de crédito. “Não estamos fechando agências, mas - sim - abrindo novas, levando dignidade às comunidades que atendemos”, destacou.

 

Parceria e reconhecimento

O vice-presidente do Ciesp Franca, Saulo Pucci Bueno, expressou gratidão pela parceria com o Sicoob 3 Colinas, declarando que “o futuro do Brasil está no cooperativismo”. “O Sicoob 3 Colina é uma cooperativa de amigos”, afirmou.

 

ESG: futuro sustentável

Na sequência, começaram as apresentações sobre ESG por profissionais do Grupo Controle. Marcelo de Pádua, empresário e advogado, fez uma análise abrangente sobre o conceito de ESG. "O Sicoob 3 Colinas tão bem ilustrou essa questão de ESG”, disse ele, completando que o mundo hoje vive uma revolução e “pouca gente está vendo isso”. “O ESG é uma grande revolução do setor econômico do mundo”, afirmou.

Ele observou ainda que para obter o desenvolvimento sustentável não é, somente, ser ambientalista. “Precisamos ter uma visão tridimensional, ambiental, social e de governança”, explicou.

Hebert Pedroso, administrador especialista em gestão ambiental e empresarial, apresentou os passos para implementação de Certificação ESG, destacando: "ESG não é simplesmente cumprir a legislação, mas trilhar caminhos sustentáveis".

Gustavo Ferreira, especialista em direito ambiental e processo civil empresarial, ressaltou: "Tudo começa na governança. Dentro da governança, está o social e o ambiental". Ele também abordou a relevância do aspecto social do ESG, enfatizando: "São as empresas que criam oportunidades. E oportunidades precisam ser criadas".

A engenheira Amanda Almeida destacou a importância do eixo ambiental do ESG, ilustrando com exemplos concretos, como a tragédia das enchentes no Rio Grande do Sul.

 

Stickfran e a excelência em ESG

O empresário Renato Raimundo, fundador do Grupo Stickfran, conselheiro do Ciesp Franca e cooperado do Sicoob 3 Colinas, apresentou sua empresa como um exemplo de sucesso na implementação de práticas de ESG.

A Stickfran possui a certificação diamante em ESG. “Se íamos enfrentar o desafio, queríamos o maior desafio possível. Trabalhamos em um mercado competitivo e só vai sobreviver quem tiver diferencial. Chegamos ao nível máximo”, declarou Renato Raimundo. “Foi um desafio, tivemos de envolver todos os funcionários e mudar costumes. Buscamos melhorar dia a dia, e esse é o grande desafio do ESG."

A certificação diamante reflete a dedicação da Stickfran em atingir os mais altos padrões. Com 357 colaboradores diretos e chegando a mais de 400, incluindo representantes, a empresa se destaca não apenas por suas práticas ambientais, mas por uma abordagem completa que integra ações sociais e de governança.

O empresário afirmou que, desde a sua fundação, a Stickfran tem uma forte ligação com a comunidade local. “Somos ESG desde o início”, afirmou Raimundo. A empresa é conhecida por suas ações comunitárias e por promover a inclusão. Atualmente, emprega 199 mulheres, 20 das quais estão em cargos de liderança, além de 8 pessoas com deficiência (PCDs).

“Quem não tiver ESG, as portas irão fechar no futuro”, alertou Raimundo. Ele compartilhou um exemplo concreto: “Um cliente deixou de comprar, mas quando viu nosso ESG, fez contato e disse que vai voltar a comprar”.

Para Renato Raimundo, o sucesso da Stickfran é resultado do esforço coletivo: “Sozinhos não fazemos nada, mas juntos fazemos muito. Tudo isso é ESG em prática”.