Releases Releases

Voltar

Cooperativas do Sicoob promovem ações de conscientização no mês da luta contra o câncer de mama

Eventos, palestras entre outras atividades fizeram parte das intervenções em apoio
ao movimento internacional Outubro Rosa

Em todo o País, as cooperativas do Sicoob promoveram ações de conscientização como parte da campanha internacional Outubro Rosa, que acontece anualmente neste mês, cujo principal objetivo é alertar a população sobre a importância do autoexame como forma de prevenção e diagnóstico precoce do câncer de mama.

No Espírito Santo, o ano de 2017 ficará marcado na vida de muitas mulheres. Por lá, a Central Sicoob ES ofereceu a esse público a oportunidade da realização do exame de mamografia, pela primeira vez, em alguns casos. São pessoas atendidas pelo Projeto Prevenir Mulher, desenvolvido pelo Sicoob ES em vários municípios capixabas.  A expectativa é ofertar gratuitamente cerca de 1.500 exames para mulheres acima de 35 anos que nunca fizeram a mamografia ou que tenham feito há mais de 12 meses. Até o dia 31, mais de 20 atividades serão realizadas.

Em Santa Catarina, pelo terceiro ano consecutivo, o Sicoob Credimoc participa diretamente das atividades da Rede Feminina de Combate ao Câncer (RFCC), no município de Xanxerê. A cooperativa patrocinou a 5ª edição do Coquetel Rosa, que reuniu no início do mês diversas mulheres que enfrentam a luta contra o câncer de mama e buscam a superação.

Além do apoio ao evento da Rede, a agência foi toda decorada com a cor oficial do movimento e recebeu iluminação especial à noite. Para garantir que as ações tenham resultados e que essa luta seja enfrentada com dignidade por todas, a cooperativa convidou as mulheres da RFCC para conhecer os produtos e serviços que podem contribuir em momentos como este, entre eles o consórcio de serviços para ser utilizado na realização de cirurgias, por exemplo, e o seguro vida mulher, uma proteção a mais.

Já o Sicoob Credija iniciou o mês com o lançamento da campanha “A vida pede mais cooperação” que inclui a distribuição de materiais informativos, camisetas e botons para seus funcionários. Nos últimos anos, o Sicoob Credija contribuiu com o movimento promovendo palestras nas comunidades e divulgando informações sobre o câncer de mama, ações que certamente têm aumentado a conscientização sobre o importante papel da prevenção.

No estado de São Paulo, as cooperativas do Sicoob UniMais fizeram mobilização em diversas cidades. Uma das iniciativas foi a doação de lenços para a Associação Ilumina, entidade que distribui as peças a mulheres em tratamento para ajudar na autoestima. O Sicoob UniMais também esteve presente no evento promovido pela Prefeitura de Guarulhos organizando a entrega dos lacinhos cor-de-rosa na abertura da Campanha de Prevenção do Câncer de Mama, como forma de conscientizar a população. Outra atividade que está sendo realizada é a venda de fitas, a renda arrecadada será destinada à Fundação Abílio Alves Marques, de Bebedouro, instituição sem fins lucrativos de apoio a pacientes com câncer.

A Central Sicoob Uni e as cooperativas filiadas Sicoob UNIAM, Sicoob UNIBV, Sicoob UniCentro Brasileira, Sicoob Unicentro Norte Goiano, Sicoob UNIRBO, Sicoob UniRondônia, Sicoob Unisaúde Goiás e Sicoob Unisaúde Sudeste, formadas principalmente por profissionais da área da saúde, também aderiram à campanha. As cooperativas distribuíram aos seus empregados camisetas cor-de-rosa e materiais gráficos com informações sobre a percepção de sintomas e tratamento, e agências receberam iluminação temática.  

A Central Sicoob Uni realizou, ainda, uma palestra com a presidente da regional goiana da Sociedade Brasileira de Mastologia, Rosemar Macedo. No encontro, também estiveram presentes representantes do grupo Amigas de Peito que contaram suas histórias e experiências na luta contra o câncer.

Em Goiás, as cooperativas Sicoob UniCentro Brasileira e Sicoob Unicentro Norte Goiano patrocinaram o evento Atitude Rosa, promovido pela Sociedade Brasileira de Mastologia Regional Goiás e pelo Grupo Jaime Câmara que levou ao público atividades físicas e culturais.

Os empregados do Sicoob Planalto Central também vestiram a camisa do movimento. Além das camisetas, todos utilizam o laço símbolo do outubro rosa e, as mulheres, em especial, estão recebendo dicas de prevenção da doença. A iniciativa partiu de uma parceria com a Rede Feminina de Combate ao Câncer de Brasília, que já fez parte de várias ações na Central.

As agências do Sicoob Vale do Jamari, filiado ao Sicoob Norte, do mesmo modo, participam do movimento mundial.  Com 10 agências na região, o Sicoob Vale do Jamari ficará durante todo o mês de outubro com a iluminação rosa.